Não é segredo para ninguém que uma boa vitrine é capaz de chamar a atenção do mais despretensioso consumidor. Vitrines bem elaboradas conseguem convencer, animar e “trazer para dentro” consumidores e potenciais clientes fidelizados. Segundo o especialista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Fabio de Azevedo, a vitrine é um dos mais importantes recursos de comunicação do varejo com seu público e pode chamar mais atenção do que cartazes de “Promoção” ou “Liquidação”.
Mas, o que, de fato, pode ser feito para uma vitrine ser animadora? Como deixar uma vitrine chamativa sem ser extravagante? Como aguçar o desejo do consumidor, mesmo em tempos de crise, de ver, de perto, o conteúdo da loja? É sobre isto que este texto se propõe. Nele, serão apresentadas cinco dicas capazes de deixar bem mais fácil a tarefa de montar uma vitrine. Acompanhe:
– A vitrine não pode ser somente um amontoado de produtos. Apresente somente categorias dos mesmos; sempre dando destaque aos produtos maiores – que podem ser enxergados de longe. Os pequenos, junte em grupos. Lembrando sempre de respeitar a distância mínima de dez centímetros entre um produto e outro. Com o respeito a esta distância, é possível evitar o pecado do excesso;
– Diga “não” à cartazes de promoções eternos. Destes que passam-se meses e eles continuam por lá, firmes e fortes e, claro, bem desbotados pela ação do tempo. O problema é exatamente este: os dias passam, a promoção acaba e a papelaria permanece… Quem passa por lá, olha, vê um dia, dois, uma semana, um mês… Desconfia que a informação está errada, desacredita e adeus. Nunca mais entra naquela loja;
– Há menos risco de erro quando o lojista prioriza um tema específico para expor. Este tema precisa contar uma história, de preferência, que tenha proximidade com a vida dos clientes e a iluminação deve ser excepcional. Exemplificando: a grosso modo, não é interessante para uma loja, no Brasil, montar uma campanha com o tema “St. Patrick’s Day” – um feriado irlandês. Afinal, quem no país lida com isto no seu dia-a-dia? A menos que o mesmo seja inserido aqui nas bandas tupiniquins, não há justificativa alguma. Um tema totalmente aceitável é, por exemplo, montar uma vitrine sobre o Dia dos Namorados – uma das melhores vendas anuais do varejo;
– Quase não é necessário falar, mas não custa nada dar uma reforçada: vitrine sempre limpa, nobre lojista. No mínimo, semanalmente, a mesma deve ser limpa por dentro e por fora (claro, isto inclui os vidros). A troca completa do tema e do conteúdo precisa ser, pelo menos, mensal. Diariamente, devem ser trocados pequenos detalhes. Isto impõe a ideia de novidade ao consumidor e, consequentemente, aguça a vontade de entrar lá com frequência;
– Preços bem expostos e equilibrados sempre. Preços equilibrados? Como assim? Exato. Nunca deixe somente preços altos em sua vitrine, por exemplo. A economia está desaquecida e tem muita gente querendo promoção. Claro, lembre-se sempre de manter a qualidade dos produtos e das marcas que oferece.
Um primeiro olhar pode deixar estas dicas parecendo uma salada. Dignas de dar nó na cabeça do varejista. Mas, não é. O treino, a cada troca de vitrine, mediante estas dicas, vai fazer com que o lojista e seus colaboradores consigam aprimorar sua técnica com o passar do tempo.
Ah, e não se esqueça: cores harmônicas entre si sempre. Esta regra é garantia de vitrines mais interessantes. E, quando ficar desanimado, achando que investir não vale a pena, lembre: sua vitrine tem o poder supremo de alavancar suas vendas e, consequentemente, seu lucro.