Criação Rabisco

Criação Rabisco

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

Você, provavelmente, já ouviu aquele famoso jargão usado pelo Chacrinha nos idos de 80 que diz: “quem não se comunica, se estrumbica”, não é mesmo? Então, é sobre ele que vamos falar agora. Para isso, a partir deste post, faremos uma série de textos que abordam o tema e que pretendem ajudar ao leitor na capacidade de melhorar a própria comunicação e, assim, obter sucesso em vários âmbitos de sua vida.
Mas, afinal de contas, o que é comunicação? O termo é a capacidade que temos de interagir com outros indivíduos por meios dos mais diversos sinais e mensagens (verbais ou não). Para sua concretização, é necessário uma gama de ações: falar, ler, ouvir e, principalmente, sentir.
Para que o processo de comunicação aconteça da forma ideal, é necessário que todo ele contemple o seguinte ciclo: emissor – mensagem – receptor. Olhando assim, parece um processo fácil. Na realidade, não é. Muitas vezes, a mensagem difundida pelo emissor que deveria chegar ao receptor não tem êxito, chega incompleta ou com erros. Para diminuir esta situação, vamos, primeiramente, explicar o que cada um significa.
Eis a definição: emissor é aquele que libera a mensagem, aquele que começa todo o processo de comunicação. Já a mensagem é o objeto do processo, é a transmissão, o conjunto de sinais que, unidos, chegam ao receptor e que proporcionam seu entendimento. Por fim, vamos ao receptor. Como parece óbvio, o receptor é o destinatário da mensagem, é quem a recebe e decodifica.
Dentro deste ciclo, pode-se verificar várias formas de comunicação, classificadas grosseiramente em verbal, não verbal e mista. Na verbal, vê-se a palavra como código de transmissão. É empregada nas conversas, em textos de jornais, revistas, sites, entre outros empregos. A linguagem não verbal não tem palavras. É utilizada em símbolos, gestos, placas de trânsito e danças, por exemplo. Na linguagem mista, acontece a mistura
dos dois tipos de linguagem. É utilizada em quadrinhos, cartazes publicitários, peças teatrais, entre outras aplicações. Definidos estes pontos, pode-se voltar ao êxito de uma mensagem. Como conseguir fazer uma comunicação influente? Capaz de melhorar negócios e trazer sucesso à uma empresa? O primeiro passo é ser claro e objetivo. Após isso, precisa-se definir o público-alvo que é a quem a sua empresa quer chegar. Afinal,
quem é mesmo seu foco, o potencial comprador do seu produto? Isso mesmo. Este é o seu público-alvo. É para ele que você deve dirigir suas mensagens. Para conseguir sucesso, você precisa traçar planos eficientes de comunicação. A definição do público-alvo, citada acima, é um bom passo. Parece óbvio, mas muita gente esquece: o êxito só acontecerá se sua mensagem “for feita para quem você quer atingir”. E, não, não estamos
falando somente de negócios. Na rotina do dia-a-dia também, no convívio familiar ou na liderança de um grupo. Sua comunicação só será eficiente se realmente fizer sentido ao receptor, se conseguir que ele se importe…Desta forma, fica evidente a importância da comunicação tanto para a vivência comum e, principalmente, quando se trata de negócios. O empresariado precisa entender que investir em comunicação não é gasto extra.
É prioridade. Com ela, há aumento das vendas, uma tradição enraizada, reconhecimento e fortalecimento da marca, entre tantas outras vantagens. É urgente esta conscientização. Afinal, quando se trata de negócios, é essencial que a pessoa utilize todo o processo comunicativo a seu favor.

Leia também:

Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 41 – Sala 1104 – Centro – Gov. Valadares / MG CEP 35010-177  /  Telefone: 33 3271-7031 contato@rabiscoembalagens.com.br

COPYRIGHT – TODOS DIREITOS RESERVADOS – RABISCO EMBALAGENs

Site desenvolvido na Rabisco Embalagens